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1/88 Living - Paola Ribeiro. O living de 42 m² é a porta de entrada, e a arquiteta expressa sua característica mistura entre clássico e contemporâneo. A cômoda portuguesa em madeira clara acetinada e peças do antiquário Arnaldo Danemberg conversam com móveis de Jader Almeida e Pedro Useche. Eles assinam, respectivamente, as mesas laterais Vinte e Ville e as poltronas RA40 na cor preta. Tudo da Arquivo Contemporâneo. No centro do living, três luminárias PEN, de Jader Almeida, em alturas diferentes. (Divulgação) 2/88 Living - Paola Ribeiro. As cores são uma marca do projeto, com branco, preto, cereja, verde, amarelo e azul. Junto com a base neutra, elas revigoram a construção sem abrir mão dos elementos arquitetônicos originais. (Divulgação) 3/88 Varanda - Maurício Nóbrega. Em formato de L, a varanda-spa com piscina segue pela lateral direita da casa. Com ducha e um deck, sintetiza o estilo de morar do carioca e atualiza o uso de uma construção tradicional. O lounge com sofá e poltronas Interni e Tidelli privilegia tons suaves, com interferências de cores nas almofadas e na obra de arte. (Divulgação/CASACOR) 4/88 Varanda - Maurício Nóbrega. Ao fundo, um deck reúne três piscinas da iGUi em fibra pastilhada verde, dispostas em níveis diferentes. Por trás, um grande banco com espelho e um nicho para fogo, que aquece o local. (Divulgação) 5/88 Jardim da Fonte - Daniela Infante. Diante da entrada principal do casarão, um dos xodós da família Rocha Miranda: o jardim projetado para eles por Roberto Burle Marx. O espaço é para contemplar, sentar e admirar - por isso, ela distribui bancos e cadeiras da Arteiro. (Divulgação) 6/88 Jardim da Fonte - Daniela Infante. Para revitalizar o espaço sem descaracterizar sua identidade, Daniela aposta em espécies tropicais e folhagens coloridas – em especial bordô –, outra característica do trabalho de Burle Marx. Entre as espécies, trouxe liríopes brancos, lutielas, dianelas, nolinas, mini-pelo-de-urso. E também aumentou a quantidade das cycas existentes, neomaricasleas, justícias e trapoerabas-roxas. (Divulgação) 7/88 Casa de Vidro - Gabriela Eloy e Carolina Freitas. O refúgio no meio do jardim tem linhas modernas e é totalmente integrado ao paisagismo de Burle Marx, cuja estética inspira o desenho da bancada em granito. Também projeto do escritório, executado pela Florense, são o rack e armário em titânio perolizado fosco. O layout é solto, com os bancos Viki, de Maurício Lamosa e Flávio Borsato, e a cadeira Gaia - Sergio Rodrigues a deixou desenhada e ela foi executada por seu primo, o designer Fernando Mendes. (Divulgação) 8/88 Casa de Vidro - Gabriela Eloy e Carolina Freitas. O refúgio no meio do jardim tem linhas modernas e é totalmente integrado ao paisagismo de Burle Marx, cuja estética inspira o desenho da bancada em granito. Também projeto do escritório, executado pela Florense, são o rack e armário em titânio perolizado fosco. O layout é solto, com os bancos Viki, de Maurício Lamosa e Flávio Borsato, e a cadeira Gaia - Sergio Rodrigues a deixou desenhada e ela foi executada por seu primo, o designer Fernando Mendes. (Divulgação) 9/88 Roca Estar - Carlos Carvalho e Rodrigo Beze. Um espaço jovem pode ser luxuoso, na leitura do Studio Ro+Ca. Eles investem na junção entre o novo e o antigo, em especial a década de 1920, e apostam em texturas sofisticadas como no sofá em veludo de Marcus Ferreira, da Decameron. Ou no papel de parede que reproduz couro caramelo e reveste a estante, emoldurada por uma membrana iluminada. Outro destaque é a cadeira Vivi, de Sergio Rodrigues, realizada pelo designer Fernando Mendes. (Divulgação) 10/88 Roca Estar - Carlos Carvalho e Rodrigo Beze. Quando a dupla entrou pela primeira vez no casarão, ficou encantada com o piso em mármore, ponto de partida do projeto. A pedra ressurge no zigue-zague bicolor na parede, que cria ilusão ao caminhar. Detalhes em latão dourado são tendência, como na luminária Less, da Lumini, desenhada por Fernando Prado exclusivamente para o espaço. (Divulgação) 11/88 Lavabo da praia - Jean de Just. O arquiteto francês Jean de Just já restaurou marcos históricos parisienses, como o Grand Palais, o Palais Royal e a Ópera Garnier. Em 2014, abriu seu escritório no país, e agora mostra sua ideia de praia, sol e natureza, combinada ao charme da casa antiga. Sanca, móvel de bancada e pendente foram desenvolvidos por ele com artesãos amigos, enquanto o ateliê Adriana e Carlota criou o desenho das paredes. (Divulgação) 12/88 Lavabo da praia - Jean de Just. Nesta praia-chique, o cobre e dourado dão um toque sofisticado. Ao mesmo tempo, paredes revestidas com textura de palha remetem à simplicidade - sem contar o chão coberto de areia! (Divulgação) 13/88 Sala de Jantar - Gisele Taranto. Além de sala de jantar, a arquiteta pensou em um espaço com outros usos, como trabalhos e encontros. Por isso, apostou na mesa Steel, de Fabrício Roncca, e no clima despojado criado pelas banquetas-mesas Araripe, de Flávio Borsato e Maurício Lamosa. O buffet Nova, de Bruno Faucz, também é multifuncional. Os móveis são todos da Ovoo. () 14/88 Sala de Jantar - Gisele Taranto. A base do ambiente é a cor Osso, que dá liberdade para um mood board dinâmico criado por artistas e designers convidados. Para isso, teto e paredes foram neutralizados com revestimentos em stucco fosco, que complementam o piso e os detalhes do mármore original da casa. () 15/88 Espaço José Zanine Caldas - Zanini de Zanine. No hall do primeiro andar, o designer exibe pela primeira vez a reedição que o Studio fez de peças da Linha Z, que José Zanine Caldas realizou entre 1949 e 1955. Desde essa data, os móveis estavam fora de produção. As duas poltronas Kid em madeira maciça e estofado em veludo vinho celebram o relançamento da linha. () 16/88 Espaço José Zanine Caldas - Zanini de Zanine. Outra homenagem está nas paredes, que exibem 10 maquetes originais enquadradas, feitas à mão pelo arquiteto. Elas foram expostas em 1989 no Musée des Arts Décoratifs do Louvre, em Paris. () 17/88 Family Room - Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge. O minimalismo italiano se revela no espaço com poucos móveis e vazios intencionais. O ponto de equilíbrio é a parede que recebeu revestimento flexível em pedra, da Lantai. Ela se funde com o sofá com pufe Maddox, da Artefacto, ambos na cor cinza. No chão, o tapete foi desenhado pelos arquitetos para a Santa Mônica. Com projeto da Light Design+Exporlux, a iluminação principal se dá por uma grande lona tensionada (Tensoflex) acima do sofá. (Divulgação/CASACOR) 18/88 Family Room - Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge. O minimalismo italiano se revela no espaço com poucos móveis e vazios intencionais. O ponto de equilíbrio é a parede que recebeu revestimento flexível em pedra, da Lantai. Ela se funde com o sofá com pufe Maddox, da Artefacto, ambos na cor cinza. No chão, o tapete foi desenhado pelos arquitetos para a Santa Mônica. Com projeto da Lightdesign/Exporlux, a iluminação principal se dá por uma grande lona tensionada (Tensoflex) acima do sofá. () 19/88 Copa Íntima - Cláudia Santos. O segundo andar do casarão é a área íntima da família, e este espaço é um apoio para pequenas refeições. Inspirado na Nova Inglaterra e no estilo da arquitetura e do design do Maine, é lavado com tons nude e decorado com objetos e acessórios em cobre. O piso foi produzido em madeira e cerâmica. () 20/88 Copa Íntima - Cláudia Santos. A bancada ficou mais prática com o tampo de vidro da Cinex, que deixa o ambiente funcional junto com a marcenaria desenhada pela profissional, que aproveita ao máximo o pequeno espaço. Para dar ainda mais vida ao ambiente, fotografias de Andres Romero. () 21/88 Sala da Malu - Joy Garrido. Neste misto de escritório, sala íntima e quarto de vestir, a inspiração foi o estilista Guilherme Guimarães, o preferido das noivas e um símbolo e elegância nos anos 1960. Suas peças são expostas no ambiente com marcenaria em tons de pink. Ela contrasta com elementos turquesa, como a poltrona Trick, lançamento de Jader Almeida, da Finish. (Divulgação/CASACOR) 22/88 Sala da Malu - Joy Garrido. O mix de estampas dá o ar couture do espaço, que respira moda sem se importar com tendências. No reflexo do espelho, é possível ver parte do lustre Heraklion, da Moooi. () 23/88 Sala de Banho - Marta Guimarães e Daniele Faraco. A dupla inova ao transformar em móveis elementos normalmente fixos no banheiro, como a bancada com estrutura em metal da Lacca e a banheira da Sabbia. Eles podem ser facilmente deslocados em caso de mudança de endereço, normal em uma vida dinâmica. Na cartela de cores, a natureza fornece os tons, como o verde dos jardins de Burle Marx, o azul do céu e do mar, o cinza claro da areia de praia. A parede do box foi revestida com seixos. () 24/88 Sala de Banho - Marta Guimarães e Daniele Faraco. A dupla inova ao transformar em móveis elementos normalmente fixos no banheiro, como a bancada com estrutura em metal da Lacca e a banheira da Sabbia. Eles podem ser facilmente deslocados em caso de mudança de endereço, normal em uma vida dinâmica. Na cartela de cores, a natureza fornece os tons, como o verde dos jardins de Burle Marx, o azul do céu e do mar, o cinza claro da areia de praia. A parede do box foi revestida com seixos. () 25/88 Unidade OMINI - Rodrigo Barbosa. Muito além de um closet, esté é o refúgio de um homem que equilibra trabalho, esporte e lazer. A bancada de mármore existente foi convertida em aparador para livros, ao lado de uma confortável poltrona, quando o lugar vira um canto de leitura. () 26/88 Unidade OMINI - Rodrigo Barbosa. A marcenaria da Florense é destaque, em lâminas de MDF no tom café. O desenho previu prateleiras fechadas por portas de vidro e gavetas revestidas em couro do mesmo tom. A luz contribui para criar várias cenas, difundida por uma tela tensionada em polímero translúcido no teto, que permite variações de intensidade e cor. O sistema é da Lumini. A obra da artista plástica Elida Tessler reúne várias lupas e fragmentos de poemas. () 27/88 Quarto do Casal - Adriana Valle e Patricia Carvalho. Como dispunha de 40 m², a dupla criou vários ambientes onde o casal pode passar o dia inteiro. O canto de dormir ganha conforto com o sofá Isay, de Isay Weinfeld para Etel. Já a área de estar e escritório fica completa com as estantes Elle e Code e a mesa Legg - todas de Jader de Almeida -, além da cadeira Sherlock, de Etel Carmona. Objetos exclusivos em couro e sementes, arrematam, do Atelier Monica Carvalho e do Atelier Watson. () 28/88 Quarto do Casal - Adriana Valle e Patricia Carvalho. Como dispunha de 40 m², a dupla criou vários ambientes onde o casal pode passar o dia inteiro. O canto de dormir ganha conforto com o sofá Isay, de Isay Weinfeld para Etel. Já a área de estar e escritório fica completa com as estantes Elle e Code e a mesa Legg - todas de Jader de Almeida -, além da cadeira Sherlock, de Etel Carmona. Objetos exclusivos em couro e sementes, arrematam, do Atelier Monica Carvalho e do Atelier Watson. () 29/88 Terraço do casal - Bruno Carvalho e Camila Avelar. Delicado e minimalista, o projeto convoca a escala monocromática de cinza. Ela valoriza tanto a natureza ao redor como contrasta com o colorido dos móveis da Dedon, by Collectania. Entre eles, mesas Satellite de Philippe Starck e a poltrona Mbrace Rocking Chair, de Sebastian Herkner. () 30/88 Terraço do casal - Bruno Carvalho e Camila Avelar. Delicado e minimalista, o projeto convoca a escala monocromática de cinza. Ela valoriza tanto a natureza ao redor como contrasta com o colorido dos móveis da Dedon, by Collectania. Entre eles, mesas Satellite de Philippe Starck e a poltrona Mbrace Rocking Chair, de Sebastian Herkner. () 31/88 Atelier Detox - Andrea Duarte e Anna Malta. Rosados, azuis secos e gelo se combinam no projeto que traz uma boa mistura de design e conforto. Tanto o papel de parede da Orlean como o piso da fábrica espanhola Aparici seguem o conceito do industrial mais detonado, o que restaura e ao mesmo tempo revela a beleza da arquitetura original em alisares, janelas e rodapés. () 32/88 Atelier Detox - Andrea Duarte e Anna Malta. A marcenaria de paredes e teto tem a função importante de trazer aconchego, abrigando inclusive plantas no alto. Tudo para inspirar a fuga da correria no dia-a-dia. Também é possível ver parte da luminária Dear Ingo, de Ron Gilad para a Moooi. () 33/88 Estúdio da Filha - Jairo de Sender. A filha acabou de casar, mas não vai mudar. Então a ideia é conseguir privacidade e independência para o casal e para a família. Com essa história em mente, o arquiteto iniciou pela escolha do tom predominante, o crema, que saiu da poltrona Smock, de Patricia Urquiola. () 34/88 Estúdio da Filha - Jairo de Sender. O ambiente integra espaço de dormir, de beleza, uma biblioteca, pequena cozinha e local de refeições em 36 m². Outro destaque é a iluminação desenvolvida com a Vigolucci, com embutidos lineares que saem do piso e rasgam a parede e o teto, fitas de LED nos móveis e pendentes em acrílico plissado nas laterais da cama. () 35/88 Escritório e Sala de Leitura - Mário Santos. A inspiração veio nas asas da Panair, extinta companhia de aviação cujo principal acionista era o dono do casarão. Tons amadeirados amendoados convivem com cinzas claros e com metalizados em cobre polido em detalhes. A iluminação, projeto do arquiteto com luminárias Dimlux, é aconchegante, abaixo dos olhos. Em primeiro plano, poltrona Pelicano, de Jorge Elmor. () 36/88 Escritório e Sala de Leitura - Mário Santos. A mesa Fuselagem foi inspirada nas asas de um avião, desenhada por Mário, que também criou a estante em brises horizontais e caixas deslizantes. O móvel divide ambientes e pode ser acessado pelos dois lados. A execução é da Berneck Madeiras, responsável ainda pela forração em madeira das paredes. () 37/88 Estar do Jardim - Bebel Niemeyer e Maria Pia Marcondes Ferraz. Uma sala em meio à natureza. Essa é a proposta do espaço que aproveita o recanto sob uma deslumbrante árvore. Ela, aliás, serve de apoio ao balanço da Collectania. Os tons são claros, do branco ao creme, para compor uma atmosfera bucólica com o verde natural. Móveis, tapetes e até luminárias resistem ao sol e à chuva. Em todo caso, os ombrelones Dedon fazem sombra. () 38/88 Adega - Jacira Pinheiro. No subsolo do casarão, a adega original tinha paredes e teto abobadado em tijolos maciços, além do piso em tábua corrida que surpreendeu na restauração. Com esta base, os 18 m² exigiram poucas e boas intervenções, apenas para ganhar funcionalidade. Peças contemporâneas conversam com objetos do antiquário Arnaldo Danemberg. A iluminação é pontual, em peças como a arandela Delight de Ingo Maurer. (Divulgação/CASACOR) 39/88 Adega - Jacira Pinheiro. A profissional também projetou o estar que dá acesso ao subsolo, no pavimento superior. Ele é valorizado pelas poltronas Tetê de Sergio Rodrigues. Para servirem de apoio, mesinha lateral Sarineen, banco Ebanizado de Zanine Caldas e a mesa Híbrida, em ferro e madeira, de Guilherme Wentz, que ainda assina as luminárias pendentes. () 40/88 Sala de Receber - Erick Figueira de Melo. A casa já tem seu living, mas neste ambiente sem divisões, de 65 m², a proposta é todo mundo junto e misturado. Um jogo, tomar um drinque, comer algo rápido, bater papo e ouvir música são algumas possibilidades no espaço, que começa pelo sofá Square, da Arquivo Contemporâneo, com 4,80m de comprimento. Outro detalhe é o biombo em formato de L, que transforma o espaço sem grandes intervenções. () 41/88 Sala de Receber - Erick Figueira de Melo. O espaço gourmet foi desenvolvido pela SCA, a partir do desenho de Erick. A textura natural das pedras dialoga com o jardim, logo ao lado, integrado pelos janelões em vidro. () 42/88 Lounge do Cachorro - Cristiana Mascarenhas e Mariana Mascarenhas. Os pets ganham um cantinho especial para relaxar depois da caminhada e receber todos os mimos. O elemento vazado, da Solariam, tem referência na arquitetura modernista, junto ao tablado forrado em grama sintética com comedouros embutidos. O balanço tem desenho exclusivo do Mula Preta Design. Já a estante guarda brinquedos e apetrechos caninos, ao lado da banheira de prata. () 43/88 Lounge do Cachorro - Cristiana Mascarenhas e Mariana Mascarenhas. Os pets ganham um cantinho especial para relaxar depois da caminhada e receber todos os mimos. O elemento vazado, da Solariam, tem referência na arquitetura modernista, junto ao tablado forrado em grama sintética com comedouros embutidos. O balanço tem desenho exclusivo do Mula Preta Design. Já a estante guarda brinquedos e apetrechos caninos, ao lado da banheira de prata. () 44/88 Quarto da Imaginação - Paula Costa. O quarto de brincar dispensa TV ou tablet. Ele tem muitos livros e espaço de leitura na cabana produzida pela By Floor. Até peças consagradas de design vêm com cara de criança, como as cadeiras Panton. No papel de parede Join the Circus, da designer Adelina Mehmeti, é possível substituir o rosto dos personagens por fotos da família e dos amigos. () 45/88 Quarto da Imaginação - Paula Costa. O quarto de brincar dispensa TV ou tablet. Ele tem muitos livros e espaço de leitura na cabana produzida pela By Floor. Até peças consagradas de design vêm com cara de criança, como as cadeiras Panton. No papel de parede Join the Circus, da designer Adelina Mehmeti, é possível substituir o rosto dos personagens por fotos da família e dos amigos. () 46/88 Quarto do Neto - Tatiana Lopes e Tatiana Mendes. Com cerca de 10 m², tem o tamanho próximo a um quarto de apartamento e oferece várias ideias, como estantes estreitas, cama embutida e mesa de estudo que aproveitam o espaço. A marcenaria em laca cinza e madeira clara foi executada pela SCA. A cadeira é a BelleVille, lançamento da Vitra. Cada solução foi pensada para durar, acompanhando o garoto da infância à adolescência. () 47/88 Quarto do Neto - Tatiana Lopes e Tatiana Mendes. Com cerca de 10 m², tem o tamanho próximo a um quarto de apartamento e oferece várias ideias, como estantes estreitas, cama embutida e mesa de estudo que aproveitam o espaço. A marcenaria em laca cinza e madeira clara foi executada pela SCA. A cadeira é a BelleVille, lançamento da Vitra. Cada solução foi pensada para durar, acompanhando o garoto da infância à adolescência. () 48/88 Design de Ninar - Leila Dionizio. Os 10 m² foram bem resolvidos com soluções modernas, no projeto de clima vintage, meio escandinavo, meio brasileiro. O berço é do tipo balanço, enquanto a cama de apoio é retrátil para otimizar o espaço. A iluminação, assinada por Leila Dionizio, se destaca pelo neon que forma uma nuvem no teto. () 49/88 Design de Ninar - Leila Dionizio. Neste décor minimalista, predominam a marcenaria de reflorestamento e a filosofia japonesa Wabi Sabi, que resgata valores orgânicos. No cantinho de amamentar, a cadeira de balanço Licci, em latão dourado, de Jader de Almeida, conta com apoio da mesa em madeira de Paulo Alves. A cestaria de capim dourado é produzida por artesãos do Jalapão, no Tocantins. () 50/88 Sala de Almoço - Marise Marini. Tudo remete ao aconchego, como paredes revestidas em tijolo aparente e piso vinílico com aparência de madeira. O mobiliário mistura a poltrona Scapinelli, de Giuseppe Scapinelli; cadeiras francesa em faia e palhinha de meados do século XIX; e mesa brasileira centenária em peroba do campo. A iluminação de Giani Faccini tira proveito do teto mantido em laje para criar trilhos e pendentes em alturas diferentes acima da mesa. () 51/88 Sala de Almoço - Marise Marini. Tudo remete ao aconchego, como paredes revestidas em tijolo aparente e piso vinílico com aparência de madeira. O mobiliário mistura a poltrona Scapinelli, de Giuseppe Scapinelli; cadeiras francesa em faia e palhinha de meados do século XIX; e mesa brasileira centenária em peroba do campo. A iluminação de Giani Faccini tira proveito do teto mantido em laje para criar trilhos e pendentes em alturas diferentes acima da mesa. () 52/88 Cozinha - Bianca da Hora. As variações de cinza trazem uma conotação masculina ao espaço, como no ladrilho hidráulico paginado no piso. Já as paredes foram aquecidas pelo laminado Kronotex. Para acomodar os amigos e a família, entra em cena a mesa de jantar de carvalho com 2,40m de comprimento, de Jader Almeida. () 53/88 Cozinha - Bianca da Hora. A estante de vergalhão foi desenhada pela arquiteta e é pano de fundo para um pequeno estar. Ele é formado por duas poltronas Sotille, do Studio Bola, em aço e couro envelhecido, junto à mesa de centro Drey de Jader Almeida. () 54/88 Banheiro Público Feminino - Vera Rebello. Folhas e flores que aparecem de várias formas no projeto, como no papel de parede da Orlean, revelam a inspiração no jardim do casarão. As torneiras Stick, com sensor, são um lançamento da Deca criado para o espaço. Elas são fixadas diretamente no espelho, que reflete a porta de entrada em lambri laqueado de rosa seco. A luz difusa e delicada vem do pendente Drop, da Interpam, em polímero leitoso. () 55/88 Banheiro Público Feminino - Vera Rebello. Folhas e flores que aparecem de várias formas no projeto, como no papel de parede da Orlean, revelam a inspiração no jardim do casarão. As torneiras Stick, com sensor, são um lançamento da Deca criado para o espaço. Elas são fixadas diretamente no espelho, que reflete a porta de entrada em lambri laqueado de rosa seco. A luz difusa e delicada vem do pendente Drop, da Interpam, em polímero leitoso. () 56/88 Estar do Jardim - Bebel Niemeyer e Maria Pia Marcondes Ferraz. A sala de jantar tem mesa Seax, de Jean Marie Massaud para Dedon, acompanhada de cadeiras de Toan Nguyen e Massaud, com objetos Tânia Bulhões. O estar também traz móveis assinados, como o sofá Rayn de Phillipe Starck. A mesa de centro é um projeto de Bebel e Maria Pia com a artista Viannita Barcelos, que trabalha com azulejaria e criou o desenho exclusivo. A padronagem casa com as almofadas, com tecidos da Ipanema Kravet. () 57/88 Mercearia da Casa - Paula Neder e Luiza Pedral. O ambiente ocupa a edícula original anexa ao casarão. Algumas paredes descascadas foram mantidas e revelam tijolos maciços. O projeto luminotécnico é de Chean Yok em parceria com Paula, incluindo os pendentes Semai da Dimlux. () 58/88 Mercearia da Casa - Paula Neder e Luiza Pedral. No teto foi aplicado um dos tecidos desenvolvidos em parceria com a La Estampa e o Espaço Multi, especialmente para o projeto. Na parede diante da entrada, pastilhas sextavadas em rosa convivem com outros revestimentos e destacam as prateleiras com produtos à venda. () 59/88 Jardim Sensorial - Raphael Costa Bastos. Entre as plantas, várias ervas e temperos estimulam o olfato, como camomila, erva doce, erva-cidreira, alecrim, hortelã, gengibre e outros. Alguns vasos são ásperos, para estimular o sentido do tato. () 60/88 Jardim Sensorial - Raphael Costa Bastos. O deck, onde há o lounge, é acessível por uma rampa. A ambientação tem influência oriental e inclui um pequeno lago, desenhado por Raphael. () 61/88 Banheiro Público - Roberta Nicolau. A ideia é contrapor o estilo do casarão a uma estrutura contemporânea, que rompe com a arquitetura de forma harmônica. O teto rebaixado na cor ébano ganhou apelo geométrico com a iluminação, que emana dos sete pendentes Soap em vidro soprado, do designer Ota Svoboda. Minimalista, o espaço se completa com banco Khan em laca grafite, do Estúdio Bola. () 62/88 Banheiro Público - Roberta Nicolau. A caixa se insere na paisagem, produzida em pedra no tom corten, madeira ébano, porcelanato de cimento queimado e vidro. Ao mesmo tempo, é mantida a privacidade de uso, com persianas em madeira. () 63/88 Living Gourmet - Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz. A dupla teve um olhar brutalista e minimalista no projeto, localizado fora da casa principal e com 70 m². Foi definida a estrutura metálica à vista, envolvida por madeira, concreto e vidro em estado natural. O mobiliário é da Arquivo Contemporâneo, com peças de Aristeu Pires, Isay Weinfeld, Marcos Ferreira e Jader Almeida, que também assina as três luminárias Gramp em latão, fixadas no janelão de vidro. () 64/88 Living Gourmet - Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz. A dupla teve um olhar brutalista e minimalista no projeto, localizado fora da casa principal e com 70 m². Foi definida a estrutura metálica à vista, envolvida por madeira, concreto e vidro em estado natural. O mobiliário é da Arquivo Contemporâneo, com peças de Aristeu Pires, Isay Weinfeld, Marcos Ferreira e Jader Almeida, que também assina as três luminárias Gramp em latão, fixadas no janelão de vidro. () 65/88 Bar de Gin - Fernanda Sampaio, Júlia Sampaio e Raísa Rodrigues. As profissionais destacam a sustentabilidade no projeto, que aproveita o potencial de materiais naturais como pedra e madeira. Na base em tons arenosos e neutros, elas pincelam toques de azul e amarelo no mobiliário em madeira, alumínio e fibras sintéticas. () 66/88 Bar de Gin - Fernanda Sampaio, Júlia Sampaio e Raísa Rodrigues. Tudo acontece em torno da árvore existente. De forma orgânica, o balcão se molda ao redor e seu desenho aproxima quem estiver no bar do paisagismo, além de integrar diversos ambientes de estar. Módulos em madeira compõem estantes leves e funcionais, que abrigam desde plantas até frutas e utensílios. (/CASACOR) 67/88 Bistrô do Jardim - Ricardo Melo e Rodrigo Passos. Neste restaurante, que é um jardim, o trabalho de Burle Marx estava na mente do profissional. Na entrada o jardim vertical, de Ana Paula Castro, ocupa blocos de concreto que remetem a ondas. A minibanheira Veuve Cliquot foi transformada em floreira. No mobiliário, dose dupla de Zanine Caldas: a reedição do sofá Chica e a poltrona Cuca, ambos em madeira e veludo. () 68/88 Bistrô do Jardim - Ricardo Melo e Rodrigo Passos. A preferência pela tendência do rosa claro é expressa na marcenaria e nos pendentes que remetem a grandes aves e sobrevoam o restaurante, no projeto luminotécnico de Widimar Ligeiro. () 69/88 Cabanas - Duda Porto. No gramado do casarão, surge um loft em cimento, madeira de reaproveitamento e vidro, montado em apenas 15 dias. A estrutura metálica recebeu revestimento termoacústico e outras camadas, além de ser uma construção seca sem resíduos nem desperdícios. O protótipo da casa sustentável modular, que pode ser ampliada, serve tanto para residências como para hotéis e pousadas. () 70/88 Cabanas - Duda Porto. Com linhas retas e traços simples, a arquitetura é minimalista. Poucas e boas peças são escolhidas, como a poltrona Shell e a mesa de apoio Conina, da LZ Studio, e objetos do antiquário Arnaldo Danemberg, como bancos, uma mesa lateral e um baú. () 71/88 Pátio Modernista - Patricia Marinho e Manuèle Colás. O ponto de partida foi o mural de azulejos do arquiteto Noel Marinho, que abre uma janela para o verde entrar. O toldo retrátil protege o espaço e serve de suporte para o projeto de iluminação, a cargo de Chean Yoki, com peças da Lumini. Heloisa Amaral Peixoto, da Galeria HAP, assina a curadoria de arte. () 72/88 Pátio Modernista - Patricia Marinho e Manuèle Colás. A madeira marca presença nos biombos - que ganham a função de estantes - e no mobiliário, que inclui o sofá Grass de Alain Blatché. A mesa lateral em ripas possui bandeja embutida e removível, com composição de azulejos numerada e assinada por Noel Marinho. () 73/88 Espaço Deca - Márcia Muller e Manu Muller. A pegada industrial vem nos materiais, mas elementos artesanais se inserem aqui e ali. Na sala de banho, que complementa o quarto, cubas no acabamento Grey Stone transmitem o aspecto rústico da pedra. Para contrastar, metais com acabamento dourado. () 74/88 Espaço Deca - Márcia Muller e Manu Muller. O ambiente pode ser tanto corporativo, como um quarto de hotel, quanto residencial. A leveza e a integração prevalecem, com biombos que cumprem o papel de estantes e paredes que não são fixas. Para os revestimentos, foram escolhidos o porcelanato da Ekko e a massa tipo cimento da Diore. () 75/88 Jardim Recanto do Lago - Anna Luiza Rothier. Quando conheceu os jardins tropicais de Burle Marx, Anna Luiza Rothier se encantou com as formas irregulares dos canteiros, com espécies que conhecia desde criança. Aqui, ela se sentiu em casa e inseriu uma grande mesa que apoia a churrasqueira, entre outros móveis da Tidelli, como as poltronas Veleiro em alumínio e corda verde musgo, de Luciano Madelli. () 76/88 Jardim Recanto do Lago - Anna Luiza Rothier. Quando conheceu os jardins tropicais de Burle Marx, Anna Luiza Rothier se encantou com as formas irregulares dos canteiros, com espécies que conhecia desde criança. Aqui, ela se sentiu em casa e inseriu uma grande mesa que apoia a churrasqueira, entre outros móveis da Tidelli, como as poltronas Veleiro em alumínio e corda verde musgo, de Luciano Madelli. () 77/88 Joalheria - Angela Meza e Patricia Meza. Os revestimentos rústicos da parede e do piso fazem alusão às pedras brutas que, ao serem lapidadas, tornam-se preciosas. Um tapete de fabricação em tear manual, feito em pequenas aldeias da Índia, da Square Foot, dá o toque de cor. A padronagem dialoga com o formato dos pendentes de Fernanda Vasconcellos, da Inov. Na área de atendimento, poltrona Lenzi de Zanini de Zanine e cadeiras Yoko de Aristeu Pires, da Novo Ambiente. Tudo envolvido pela inspiração da arquiteta Lina Bo Bardi e sua icônica Casa de Vidro, referência da vitrine em panos de vidro. () 78/88 Joalheria - Angela Meza e Patricia Meza. Os revestimentos rústicos da parede e do piso fazem alusão às pedras brutas que, ao serem lapidadas, tornam-se preciosas. Um tapete de fabricação em tear manual, feito em pequenas aldeias da Índia, da Square Foot, dá o toque de cor. A padronagem dialoga com o formato dos pendentes de Fernanda Vasconcellos, da Inov. Na área de atendimento, poltrona Lenzi de Zanini de Zanine e cadeiras Yoko de Aristeu Pires, da Novo Ambiente. Tudo envolvido pela inspiração da arquiteta Lina Bo Bardi e sua icônica Casa de Vidro, referência da vitrine em panos de vidro. () 79/88 Garagem de Estar Renault - Caco Borges. Um surfista que pega o carro em busca de ondas perfeitas e mantém seu veículo sempre por perto. Com essa premissa, Caco trouxe a vibe das praias cariocas ao espaço da pickup Duster Oroch. Para isolar o calor, ele utiliza cobertura e fachada em vidro reflexivo, além de cortinas e toldos com reflexão solar. A estrutura metálica é inspirada na estação de trem St. Pancras, em Londres. () 80/88 Garagem de Estar Renault - Caco Borges. As cores cruas ressaltam as gravuras do artista húngaro Victor Vazarely, considerado o pai da Op-art e que, em 1972, redesenhou a logomarca da Renault. Os móveis são da nova linha AWA da Florense. A iluminação tem peças feitas com faróis de automóveis, desenhadas pelo arquiteto Maurício Arruda e desenvolvidas com a light designer Fernanda Vasconcellos. () 81/88 Empório Orgânico - Tiana Meggiolaro e Bia Lynch. A dupla fez uma imersão no Spa Lapinha, fundado em 1972 no Paraná. Das antigas árvores do Spa veio a “barba de bode” que forra o teto. A parede do fundo parece pedra, mas é um revestimento à base de cimento da Covering. O toque de cor está no mix de almofadas assinadas por Nunuca. Os futons são de tecidos que reutilizam garrafas pet, da Eco Simple para a Trama Casa. () 82/88 Empório Orgânico - Tiana Meggiolaro e Bia Lynch. As prateleiras em madeira abrigam os produtos, como pequenas jardineiras. O clima rústico é completo com o piso de lajotão rústico da Santa Alda para o Emporium Frei Caneca, 100% artesanal. () 83/88 Loja da Casa - Marina Breves. Clássico e contemporâneo estão em equilíbrio no projeto, que ousa na estante Trama em ferro, banhada em ouro envelhecido. Ela sobe pelo teto e abraça o lustre com cristais. A iluminação é da Breves Arquitetura. () 84/88 Loja da Casa - Marina Breves. As paredes ganham tons neutros e intimistas na pintura da Coral intercalada com papéis de parede da Cortinaria. No chão, sobre o porcelanato da Portinari, repousa o tapete Domdaqui em fibras naturais e fabricado à mão. () 85/88 Livraria - Alexandre Cardim. Para fugir do conceito de loja, foi na direção de um ambiente de leitura e convocou suas memórias de viagens pelo mundo. A parede em vidro integra a hera da paisagem ao espaço, emoldurado pela estante Giorno em laca chocolate, executada pela Lacca. O aconchego é garantido com o sofá Akans II e as poltronas Belgravia, com a mesa Parker ao centro. () 86/88 Livraria - Alexandre Cardim. Para fugir do conceito de loja, foi na direção de um ambiente de leitura e convocou suas memórias de viagens pelo mundo. A parede em vidro integra a hera da paisagem ao espaço, emoldurado pela estante Giorno em laca chocolate, executada pela Lacca. O aconchego é garantido com o sofá Akans II e as poltronas Belgravia, com a mesa Parker ao centro. () 87/88 Lab Café - Carolina Escada, Patrícia Landau, Carolina Lerner, Gabriella Mello e Sabina Kalaoun. As profissionais buscaram saber desde como o café se mistura à história do Brasil, além de contarem com a consultoria de uma química que contribuiu com curiosidades e benefícios do grão. A pesquisa expandiu a cartela de cores, que inclui marrom café, laranja acobreado, bordô, roxo e verde, em itens que valorizam a matéria-prima, os pigmentos naturais e o artesanal. () 88/88 Lab Café - Carolina Escada, Patrícia Landau, Carolina Lerner, Gabriella Mello e Sabina Kalaoun. O espaço começa pelo living com sofá Loft, da Finish, poltronas Lisboa de Amelia Tarozzo, mesas de centro e laterais de Luia Mantelli e Lattoog. No piso elevado, o imenso sofá para degustação fica super confortável com almofadas de estampas étnicas da Cortinaria. A decoração se completa com a cestaria da Nannacay, que abriga mudas de café. ()
Depois de percorrer locais tão diversos quanto as tribunas do Jockey Club da Gávea, os palacetes Modesto Leal e Linneo de Paula Machado, o edifício do antigo Hotel Sete de Setembro e toda a Villa Aymoré, CASACOR Rio volta para… casa. A mostra transforma o imóvel de estilo eclético conhecido como “casa rosa” pertencente à família Rocha Miranda . Durante quase 40 anos, a residência na Gávea foi lugar de receber amigos em grandes comemorações – tudo a ver com a celebração de 30 anos de CASACOR .
Os novos anfitriões desta festa são 67 dos melhores profissionais cariocas, que assinam 45 ambientes localizados nos 1.000 m² de área construída ou no terreno de 5.000 m² , ocupado em parte pelo enorme jardim assinado por Burle Marx. Embora tradicionalíssima, a casa serviu de base para projetos que expressam o atual estilo de morar do carioca, com soluções na medida para a vida real – preocupações como espaços reduzidos, sustentabilidade e praticidade estão na ordem do dia.
Dez tendências
Algumas ideias-chave pontuam a diversidade de projetos. O aproveitamento de cada centímetro quadrado é fundamental, em ambientes de apenas 8 ou 10 m², além da aposta em novos métodos construtivos, com bambu, madeira e vidro, em casas transportáveis e mais sustentáveis. A vida dinâmica ainda requer ambientes multifuncionais. Outra exigência são espaços de apelo sensorial, que inspiram a contemplação e a tranquilidade, bem à moda antiga. Aliás, o momento é dos jardins e de estar ao ar livre, apostando na inspiração modernista do mestre Burle Marx.
O que não quer dizer que a tecnologia tenha saído de cena. Ela permite passear de outras formas pelos ambientes, com recursos como realidade virtual ou no controle de climatização e iluminação. No quesito estilo, a grande aposta foi o contraste equilibrado entre clássico e contemporâneo. O minimalismo também traz um respiro aos espaços, valorizando os vazios e os layouts com poucos e bons elementos. Outro conceito para ficar de olho é a pegada industrial, mas com um toque bem-vindo dos metalizados, que não poderiam faltar nessa festa.
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SERVIÇO CASACOR RIO 2016
QUANDO?
11 de outubro a 20 de novembro de 2016
Terça a domingo das 12h às 21h
ONDE?
Rua Marques de São Vicente, 268 – Gavea (Residência Celso Rocha Miranda)
QUANTO?
Terça a sexta: R$ 50
Meia: R$ 25
Sáb, Dom e feriado: R$ 60
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Meia: R$ 30